Saúde cardiorrespiratória: o que é, problemas relacionados e como melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Manter uma boa saúde e garantir o bem estar geral do corpo é um objetivo comum.

E, embora muitos estejam preocupados com um corpo bonito ou índices altos de massa muscular, a verdade é que saúde vai muito além disso.

Praticar exercícios e fazer exames periódicos é essencial para avaliar o quanto nosso corpo está sadio para cumprir suas funções.

Pensando nisso, um dos principais pontos que devemos prestar atenção é a saúde cardiorrespiratória. Mas o que é isso e como manter uma boa saúde cardiorrespiratória?

É o que vamos abordar neste post. Continue a leitura para descobrir!

O que é saúde cardiorrespiratória?

De forma simples, a saúde cardiorrespiratória pode ser definida como o funcionamento ideal do pulmão e coração, que trabalham em conjunto.

Isso porque o pulmão envia oxigênio para o sangue que, por meio do coração, transporta esse oxigênio para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo, e retorna gás carbônico para ser eliminado pelo pulmão.

Ou seja, nossa existência depende diretamente de uma boa saúde cardiorrespiratória, já que esse é um dos principais processos metabólicos que realizamos.

No entanto, existem alguns problemas que podem comprometer esse sistema. Em contraponto, existem também maneiras de melhorar nossa saúde cardiorrespiratória.

É sobre esses temas que vamos falar neste texto. Ficou interessado? Siga a leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que pode comprometer a saúde cardiorrespiratória?

Em um mundo em que tudo é cada vez mais acelerado, os índices de poluição são crescentes e nossa consciência corporal tende a ser menor, tornou-se comum observar pioras na saúde, inclusive no bom funcionamento de nossos pulmões e coração.

Além de problemas ambientais, como a poluição, alguns hábitos podem prejudicar bastante a saúde cardiorrespiratória, como o fumo e o sedentarismo.

Problemas de saúde também podem causar prejuízos para o sistema cardiorrespiratória. Dentre eles podemos citar hiper ou hipotensão, doenças coronárias, dentre outras que afetam o funcionamento do coração.

Sinais de que sua saúde cardiorrespiratória não anda bem

Como vimos, alguns problemas podem comprometer nossa saúde cardiorrespiratória. Mas como identificar se a sua saúde cardiorrespiratória está boa ou não?

Alguns sinais de que sua saúde cardiorrespiratória não anda bem são:

  • mau funcionamento do pulmão;
  • fadigamento muscular precoce;
  • baixos níveis de O2 no sangue;
  • tosse frequente e com coriza;
  • falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • dores no peito e garganta.

Doenças causadas por uma má saúde cardiorrespiratória

Como consequência desses fatores ambientais, comportamentais e de saúde que podem causar prejuízos à saúde cardiorrespiratória, algumas doenças podem surgir.

Essas doenças estão sempre associadas ao trato cardiorrespiratório, envolvendo coração, sangue e sistema respiratório (pulmões, faringe, laringe, traqueia etc.).

Algumas complicações de saúde que são causadas por uma má saúde cardiorrespiratória são a asma, bronquite, câncer de pulmão, arritmia e até mesmo uma parada cardiorrespiratória em casos mais sérios.

Como melhorar a capacidade cardiorrespiratória?

Se você chegou até aqui já sabe a importância de manter e melhorar uma boa saúde cardiorrespiratória, certo?

Pensando nisso, vamos mostrar algumas atividades, atitudes e hábitos que podem ser desenvolvidas com esse objetivo. Confira:

Pratique exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos, como o próprio nome indica, exigem uma maior utilização do oxigênio durante o esforço e precisamos acelerar nosso processo respiratório, o que contribui para o aumento da capacidade cardiorrespiratória.

Assim, praticar exercícios como caminhada, corrida, ciclismo ou natação podem trazer um impacto positivo para o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Mantenha o ambiente livre de poluentes

Eliminar todos os agentes poluentes, como fungos, ácaro, poeira e pêlos, pode ser bastante difícil. No entanto, minimizar esses agentes pode trazer impacto positivo para as vias respiratórias.

Considere recorrer à fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é um ramo da fisioterapia que se dedica a tratar problemas associados ao sistema respiratório, como o próprio nome indica. Ela pode trazer diversos benefícios para os pacientes que usam esse recurso. Confira mais sobre o assunto neste post.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de curtir e acompanhar nossas redes sociais! Sempre postamos os melhores conteúdos sobre saúde e bem estar por lá. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *