Afinal, grávidas podem ou não fazer exercícios físicos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao contrário do que muita gente pensa, as mulheres não só podem, como devem fazer atividades físicas durante os 9 meses de gestação! Se manter ativa durante esse período vai trazer só benefícios! Confira alguns deles.

Benefícios da prática de atividades físicas durante a gravidez:

  • A mulher vai se sentir mais disposta;
  • Inchaços e enjoos diminuem;
  • Dores nas costas e articulações também são reduzidas;
  • Previne diabetes gestacional e hipertensão;
  • Colabora para um melhor preparo muscular e cardiovascular durante o parto;
  • Auxilia na recuperação pós-parto.

 

E quais são as atividades mais recomendadas?

É claro que, para se manter ativa com mais segurança, é recomendado conversar com o médico e analisar com ele qual é a atividade mais recomendada para cada mulher, que vai variar de acordo com sua condição física e histórico de prática de exercícios.  

Veja os mais indicados!

Pilates

O pilates costuma ser a atividade física mais adotada pelas grávidas. Isso porque ele atua no fortalecimento muscular e da região pélvica – o que ajuda muito para o parto normal e para a sustentação da barriga e fortalece os músculos abdominais, melhorando a postura e os desconfortos lombares.

Hidroginástica

A hidroginástica é bastante recomendada, principalmente, durante o terceiro trimestre da gravidez, já que a água ajuda a reduzir o peso da barriga e o impacto nas articulações. O exercício ajuda a tonificar os músculos, aumenta a capacidade cardiovascular e promove o relaxamento.

Ioga

A prática do ioga aumenta a flexibilidade da gestante, tonifica os músculos e melhora o equilíbrio e a circulação. Por ser uma atividade de baixo impacto, pode ser realizada durante toda a gravidez, orientada por um profissional. Os exercícios respiratórios e de relaxamento ainda ajudam a diminuir o estresse e podem ser utilizados durante o parto.

Dança

A dança é outra atividade que pode ser feita durante toda a gravidez. Além de ser divertida e promover o relaxamento, que ajuda no alívio da ansiedade, a atividade aumenta a capacidade respiratória e também colabora no controle do ganho de peso.

Caminhada

A caminhada aumenta a disposição e a resistência física, reduz a ansiedade e o ganho de peso, além de fortalecer a musculatura das pernas e do abdômen. Por melhorar a postura, a atividade também ajuda na melhor sustentação do peso do bebê.   

Alongamento

O alongamento vai colaborar para aumentar a flexibilidade e para o relaxamento muscular. O exercício também proporciona maior elasticidade, o que vai ajudar na prevenção de lesões durante a gestação.

Tome alguns cuidados

Principalmente as gestantes que não praticavam atividades físicas antes da gravidez devem conversar com o médico para saber por qual começar e com qual intensidade. Durante os últimos meses de gravidez, alguns cuidados específicos devem ser tomados, por isso é importante sempre ter a orientação do seu médico.

E você, qual atividade física você escolheria para praticar durante esses meses tão especiais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *